Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>Nú Barreto – Instabilidade, 2016 –Lápis litográfico sobre papel – 70.5 x 50 cm ©

Ver

Exposição anterior:

Nu Barreto

FUNGULI SAPIENS - Homem Moderno

de 2016-09-24 a 2016-11-03

FUNGULI SAPIENS

Esta exposição, cujo título faz um composto enigmático, é a continuação de uma saga intervencionista do conceituado artista plástico Nú Barreto, a partir de uma ideia centrada na visão da sua própria realidade, enquanto originário da Guiné-Bissau e da África Negra.

E sabido a segunda parte da composição como título, cumpre então antes dizer da primeira parte que: funguli é um termo crioulo, por sua vez, com origem na língua mandinga, para significar consequências de alguma sujidade qualquer, normalmente, provocada pela poeira, capaz de provocar confusão visual, no caso de afectar os olhos; capaz de revelar uma cor diferente no cabelo, no caso de o afectar; ou ainda, - o mais comum - capaz de revelar um tom polvoroso no corpo, no caso de afectar a pele.  

Como um dos preciosos inconformados perante o sofrimento gratuito alheio, começou por expressar a referida ideia, primeiro, numa série de obras que chamou de : Pretu Funguli, tendo em conta e, para retratar as dificuldades no dia-a-dia do seu povo, entretanto passíveis de superar, basta para isso o profundo apelo ao que de melhor existe na natureza Humana. E agora, nesta fase da mesma, intitulada: Funguli Sapiens, sendo ele também, um experimentado cidadão do mundo, passou então a trazer, sempre através das telas, o que tem sido os efeitos dessa nossa, cada vez mais, falta de humanismo e sentido de solidariedade, na forma como vivemos em sociedades.      

Funguli Sapiens, veio, nada mais, nada menos, lembrar-nos que, apesar de andarmos na ilusão de que atingimos o ponto alto da civilização, somos criaturas vulneráveis. E o quanto continuaremos vulneráveis, a flutuarmos nesse enorme vazio da ganância, se, no lugar de zelarmos pela coesão e harmonização, na busca da satisfação das nossas necessidades mais básicas ou mais elevadas, preferirmos o individualismo e a brutalidade.

Flaviano Mindela dos Santos

 

 

<br>Nú Barreto – Instabilidade, 2016 –Lápis litográfico sobre papel – 70.5 x 50 cm ©
<br>Nú Barreto – Estranhos ?, 2016 – Técnica mista – 84 x 84 cm ©
<br>Nù Barreto – Insatisfeitos , 2016 – Técnica mista – 110 x 110 cm ©
<br>Nú Barreto – Individualismo, 2016 – Técnica mista – 110 x 110 cm ©
<br>Nú Barreto – Medo , 2016 – Técnica mista – 110 x 110 cm ©
<br>Nú Barreto – Nha Paraíso, 2016 – Técnica mista  - 110 x 110 cm ©
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×