Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>

Ver

Próxima exposição:

Tristan Le Guay

Tourbillon Méditatif

de 2025-09-06 a 2025-10-02

O artista francês Tristan Le Guay apresenta Tourbillon Méditatif, uma exposição individual de pintura que irá inaugurar no próximo sábado, dia 6 de setembro, a partir das 16h, na Galeria Arte Periférica.


Tourbillon Méditatif

Há um intervalo entre o pensamento, a palavra e o gesto criativo, nesse intervalo de tempo suspenso habita o estado contemplativo e meditativo. O trabalho de Tristan Le Guay concentra-se na pintura, e explora a tensão entre o urbano e o natural. A paisagem de Lisboa, cidade onde o artista vive e trabalha, é protagonista do jogo que ora revela ora confunde em sombras e objetos que parecem ser o que não são e vice e versa.

Espaços urbanos e periféricos da cidade ganham uma fisicalidade quase orgânica na espessura pictórica e há uma recusa da idealização: o banal — prédios, transportes, avenidas, cemitério, escadas e objetos do quotidiano — surge com gravidade estética e poética. As paisagens revelam-se não como meros registos documentais mas como deformações imaginadas, o blur de um entressonho: visão e memória, real e imaginário, o espectador é convidado a deter o olhar e adentrar na ruína do tourbillon méditatif, a expressão francesa — língua mãe do artista — que dá titulo à obra e à exposição, produz uma tensão frutuosa entre o estado do artista no gesto criativo e o estado contemplativo do espectador, tourbillon: redemoinho, turbilhão, movimento caótico e vertiginoso, méditatif: recolhimento, pausa, meditação, a justaposição sugere uma meditação dentro do caos ou um caos contemplativo, o turbilhão do urbano, da memória e do quotidiano é transmutado em silêncio meditativo através do olhar, até mesmo a repetição dos formatos das telas sugerem uma insistência quase ritual na observação do outrora banal, carregado com essa vibração existencial que confunde e pode baralhar a percepção.

Lugares que passam despercebidos, um erro no caminho de volta para casa, constroem paisagens que o artista uma vez contemplou e nos revela — mas nem tanto — através de um véu, tourbillon méditatif reforça o paradoxo: a pintura que nasce do turbilhão do mundo, mas se apresenta como convite à contemplação silenciosa. Na fricção entre os dois termos, abre-se um espaço de suspensão: contemplar o caos como quem contempla o silêncio, deixar-se envolver por uma espiral turbulenta que, ao invés de nos dispersar, nos recolhe.

M. B., Agosto 2025

<br>
<br>
<br>
<br>
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×