Próxima exposição:
Elsa Rebelo
Muitas Outras Criaturas
de 2025-06-21
a 2025-07-23
Procuro outras valências da terra, as suas características naturais, a sua voz.
Agrada-me trabalhar diferentes terras e pigmentos como quem lhes dá finalmente liberdade de sair do estado latente em que se encontravam.
Numa curiosidade constante e uma avidez exploratória, uso a terra como expressão do eu em diálogo com as matérias.
As texturas, traços, formas, cores, brilhos ou ausência deles, numa curiosidade constante e a mesma voracidade exploratória de fazer a terra falar.
Os traços das mãos, marcados nas superfícies, falam para além do que é visto e descrito.
Vou deixando a minha identidade em cada “Criatura”, não com o sentido de pertença, mas como reminiscências de comunhão com todos os que me iniciaram nesta aventura que é a cerâmica, os velhos mestres oleiros e outros “alquímicos” desta arte.
Movimentos rítmicos lembram órgãos internos do corpo, desde o amassar a terra, ao tratamento das superfícies num processo de gestos livres, cada “Criatura” é para mim uma surpresa, uma personalidade a desvendar antes e depois do fogo.
Muitas Outras Criaturas produzem imagens pictóricas de paisagens interiores ou exteriores, vividas ou imaginadas, numa espécie de contaminação ou mimetismo que comunicam ideias e emoções.
As várias esculturas têm significados fluidos que podem cruzar-se em diversas conotações promovendo a reflexão e olhar sobre as matérias, o físico e o volátil, a matéria e espírito, assim como tudo o que há entre eles.
Criaturas de um novo mundo à conversa, ligadas pela expressão e liberdade de ser.
Todas nasceram de uma bola de barro em estado latente no centro de uma roda de oleiro, entre as minhas mãos molhadas.
Ofélias, Guerreiras, Nereidas, formas orgânicas, alados, organismos, floras, aquáticos, terrestres e muitas outras criaturas mais ou menos humanizadas habitam a exposição / instalação.