Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>©

Ver

Exposição a decorrer:

Angela Sanchéz

Tierra y Tiempo

de 2019-10-05 a 2019-10-31


 

Irresistíveis hermafroditas


Os homens gostam de flores, mas há a convicção generalizada de que são as mulheres quem mais espontaneamente gosta destes seres originariamente hermafroditas.

As flores, nas suas formas originais, complexidade, perfume e cor são, do ponto de vista da biologia, os atratores que tornam possível a reprodução da maioria das plantas, nomeadamente através da polinização conseguida com o auxílio das abelhas, borboletas, formigas, Beija Flores e morcegos. Ou seja, muito antes de os humanos terem aparecido, e alguns deles decretarem a separação dos sexos, a verdade é que a união vital destes não só parece estruturar as primeiras flores que sucederam à era das pinhas, como foi um dos problemas mais sérios nas investigações dramáticas de Sigmund Freud sobre a bissexualidade humana e o princípio de realidade (repressão) que estará na origem de algumas neuroses. 

Poderíamos prosseguir este filão na análise das vistas aéreas das flores imaginárias desenhadas com paciência e determinação por Angela Sánchez. Limito-me, porém, a uma nota final sobre o poder sugestivo das obras que decidiu expor em 2019 na Galeria Arte Periférica: as mulheres são mais atraídas pelas flores do que os homens porque as mulheres, ao contrário dos homens, pressentem na festa amorosa que imana de uma flor hermafrodita o paraíso perdido que tantas vezes as interpela, confunde e deprime.

António Cerveira Pinto
Setembro 2019

 

<br>©
<br>© Ángela Sánchez
<br>© Angela Sanchez - Tierra y Tiempo 5, 2019 - Carvão e tinta sobre papel - 70 x 100 cm
<br>Angela Sanchez - Tierra y Tiempo 4, 2019 - Carvão e tinta sobre papel - 70 x 100 cm ©
<br>© Angela Sanchez - Tierra y Tiempo 3,  2019 - Carvão e tinta sobre papel - 70 x 100 cm
<br>Angela Sánchez - Tierra y Sombra 2 , 2019 - 70 x 100 cm ©
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×