Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>© The Night Bath # I, óleo sobre tela, 30x30cm, 2021

Ver

Exposição a decorrer:

António Trindade

António Trindade | Just Flow

de 2021-09-10 a 2021-10-14

JUST FLOW

Experienciar sensações novas, raras e por vezes interditas são sempre momentos apetecíveis e tentados, quer por experiência directa, quer por pensamentos ou sensações oníricas. Esta ideia e vontade de liberdade ainda mais se acentua nos recentes ciclos de pandemia que obrigaram a confinamentos rígidos e ao encerramento do ser que se viu condicionado a emergir em realidades virtuais como o tele-trabalho. Mas esta recente emersão virtual do homem em espaços fechados e confinados, provocada não só pelos efeitos dos recentes ciclos da pandemia como também de outros constrangimentos e interdições, suscitam ou reacendem no espectador novas emersões, por vezes com uma mensagem política subjacente mostrada ocasionalmente pelo acto transgressivo como a inclusão do elemento do fumo, por exemplo, perturbador de ambientes. Nestas realidades emersivas, só aparentemente impossíveis, mostram-se corpos aparentemente à deriva, muitos deles em escorço, deambulando, vagueando, nadando e boiando, em finais de tardes e noites e em águas de geografias diversas e desconhecidas. Nesta série de trabalhos encontram-se figuras femininas em mares, rios e piscinas, que por vezes parecem estar em sono profundo ou em estados sonâmbulos e à deriva, sem rumo, fluindo em águas cercantes. Nesta emersão de figuras flutuantes e deambulantes em escorço, vem também à memória e é uma referência a pintura renascentista da representação de Cristo em escorço de Andrea Mantegna, emersa num silêncio desconcertante. Outro aspecto que quis explorar nesta série de pinturas foi a tensão de determinadas situações deliberadamente encenadas, na realidade quase ou mesmo impossíveis. A impossibilidade e o real impossível são sempre estimulantes. Explorei e encenei estas aparentes impossibilidades de situações de tensão em equilíbrio em trabalhos como “The Glass”, “Smoke and Politics”, “Just Flow-The Pool” entre outros. Aqui particularmente mostram-se figuras que deambulam, flutuam e se apoiam em matérias e ambientes fluídos como é o caso da água líquida, por vezes segurando, aparentemente de forma absurda, objectos transgressivos, como um simples copo de vinho, prestes a derramar o seu conteúdo, como noutras situações a um simples cigarro aceso, que, em ambos os casos, a qualquer momento podem contaminar os ambientes na proximidade. Paralelamente e noutros trabalhos encenam-se situações evasivas e igualmente tensas, provocadoras, como a propagação e movimento de outros fluídos aéreos como o fumo ou vapor de água, resultantes de combustões e evaporações que contrastam e por vezes chocam com a fluidez da água limpa e translúcida situada em proximidade. Em síntese, figuras e fluídos vagueiam e deixam-se ir nas correntes da água, do ar e do tempo sem destino determinado. Mas até quando? Just Flow, portanto.

António Trindade, 9 de Agosto de 2021.

<br>© The Night Bath # I, óleo sobre tela, 30x30cm, 2021
<br>© António Trindade - Transgressions, óleo sobre tela, 50x60cm, 2021.jpg
<br>
<br>
<br>© Sleepwalker Girl, Deep Sea, óleo s.tela, 70x120cm, 2021
<br>© António Trindade- India, River”, óleo s.tela, 40x50cm, 2021.jpg
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×