Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

<br>© Nicoleta Sandulescu

Ver

Exposição anterior:

Nicoleta Sandulescu

E se ?

de 2021-12-18 a 2022-01-26

E se?

Trata-se de uma investigação na qual os objetos domésticos com utilidade predeterminada ganham uma nova função e tornam-se protagonistas de uma série de imagens, hipóteses inventadas absurdas e descabidas para questões estranhas.

Tudo, por fim, converge numa nova ótica e numa relação entre objeto e corpo cujas projeções correspondem não ao real mas sim àquilo que se encontra no plano da imaginação.

Trata-se de objetos das nossas rotinas, cuja reinvenção deu-se por meio de outras abordagens da realidade, onde existem outras atividades e outra ordem de prioridades.

Esta série procura reivindicar a ideia de pertença dos nossos objetos no dia a dia, evidenciando como seria se fosse ao contrário, dando origem a um pequeno palco de vivências inventadas onde os espaços interior e exterior se completam e dialogam. Assim sendo, surgem ambientes que se alimentam do estabelecimento de ligações inusitadas entre as coisas de uma casa e de um corpo.

Procurou-se libertar o objeto da sua função sugerindo múltiplas leituras e uma nova existência polivalente, uma nova identidade adquirida. Nesse processo de descontextualização e releitura do objeto doméstico, a abordagem lúdica e humoristica foi essencial.

Os objetos “desobedientes” provavelmente estarão em negociação contínua com quem os interpretar, pois são usados para brincar com a lógica, e desafiar as normas.

A casa como primeiro universo de um indivíduo é o local onde se formam as imagens e memórias. É o espaço onde pensamentos e sonhos se integram, ajudando-nos a aprofundar a experiência que nela se vive.

Gaston Bachelard, na sua obra “A Poética do Espaço” fala na casa como o lugar destinado para o sonho e para o devaneio. Bachelard deixa-nos intuir que a casa é “um corpo de sonhos”.

O território onde tudo é possível é o espaço que habito sendo o espaço dos teatros onde sou sempre diferente e onde os “acessórios de cena” reforçam uma mudança de perspetiva sobre os nossos ambientes quotidianos. A casa converte-se num território para o exercício da liberdade e da imaginação.

Portanto, a casa reune uma vasta coleção de possíveis imagens e o corpo localiza-se como uma morada, de onde partem ações. A casa e o corpo parecem combinar-se numa só coisa. Aquilo que os liga é a presença de um no outro.

<br>© Nicoleta Sandulescu
<br>© Nicoleta Sandulescu
<br>©
Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×