Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

Ver

Carlos Farinha - Sentido Figurado

-

Carlos Farinha inaugura no Museu do Oriente a exposição individual Sentido Figurado. A inauguração é dia 3 de outubro, às 18.30 . Para ver até 10 de Novembro .

Contar uma história nem sempre deve partir do lado literal desse momento que se propõe explicar, mas sim ser uma reflexão pessoal permeada de uma vontade interventiva. Representar, não pelo objetivo simplório de descrever a ação, mas adicionar algo mais. Um acréscimo solene sobre aquilo que nos diferencia dos outros: as nossas memórias.  
 
Carlos Farinha, artista natural de Santarém, faz isso melhor do que ninguém. Considerado um contador de histórias nato, ele cria sobre as suas telas uma panóplia de códigos e simbolismos de teor quase cartoonista, que refletem de intenso modo questões de ordem política e social. Quem se detém sobre o seu trabalho consegue compreender que ali reside uma força vívida de pensamentos, interligados pela sua necessidade de expressar o presente com base no passado. 
 
“Sentido Figurado”, apresentado no Museu do Oriente, é uma ode pessoal à forma como encara o seu trabalho, ou seja, como amplifica o sentido das suas obras a um nível, somente alcançado, através da viagem que nos impõe ao reino destas imagen  que cria com base em recordações. Sob a visão de um tímido expressionismo, podemos observar nos dois núcleos desta exposição, “Os Mapas” e “A Ásia”, um conjunto de cenas que se unificam numa só paisagem. Nas dezasseis telas em acrílico, organizadas pela sala de exposição, compreende-se a presença de uma certa nostalgia e sentimentalismo que traçam o mapa personalizado da sua  existência. 
 
No primeiro núcleo, “Os Mapas”, somos surpreendidos pelas telas de   grandes dimensões criadas a partir do ano de 2008, que representam  os lugares nos quais o autor nutre um grande afeto, tais como: “Proença-A-Nova”, a vila portuguesa da qual os seus pais são originários; “31 de Juillet”, representação da viagem de carro que que todos os anos fazia de França para Portugal, enquanto parte integrante de uma família de emigrantes; “Grande Alface”, a cidade de Lisboa na qual vive e trabalha; “Porto Sentido”, uma metrópole pela qual sente muito carinho, tendo sido produzida a partir de um desafio colocado por um amigo; “My Mapa Mundi”, o mundo visto sob o ponto de vista de um português globalizado e contemporâneo. Na segunda parte, “A Ásia”, estão presentes as telas que têm direta correspondência à sua vida passada em Pequim e em Macau, e como tais vivências o influenciaram. Damos o enfoque em obras como “Gourmet Tour”, que corresponde à memória que detém da sua primeira visita a Pequim, “A Cápsula do Tempo”, uma alegoria imagética ao momento em que Portugal foi forçado a renunciar à sua ocupação perpétua em Macau, e “Macau”, um recente quadro elaborado num jogo animado sobre o mapeamento desta região autónoma na Ásia.
 
Aqui, não se pode afirmar que estamos perante um regresso ao que já foi, mas trata-se sim de um revisitar à base experiencial da criação artística. A conotação poética presente nestas impactantes peças, formuladoras de um reino de Sentido(s) Figurado(s), leva-nos por uma estrada que se autoconstrói em cada pincelada, em cada trejeito pela mão de quem a concebe, ligando cada forma, imagem, detalhe, coloração e sombra, até ao cerne de toda esta rede de expressão: o coração.
Mara Silvério

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×