Por razões de segurança crítica do seu computador e devido ao elevado risco de "contaminação" por virus (o que é?) e/ou spyware (o que é?),
deveria actualizar de imediato o seu Internet Explorer 6. Recomendamos a versão mais recente (grátis) ou outro browser grátis: Firefox, Opera, Safari ou Chrome.

[X] Esconder esta mensagem.

Jorge dos Reis

Currículo

Jorge dos Reis, Unhais da Serra, 1971.

Foi aprendiz compositor tipógrafo com um primeiro-oficial de tipografia da Imprensa Nacional numa antiga oficina tipográfica do Cais do Sodré; após esta experiência decisiva o seu trabalho tem explorado a utilização do texto enquanto meio de expressão visual, pictórica e performativa, relacionando constantemente a palavra impressa com o seu contraponto sonoro e fonético, numa postura activista e formalista na experimentação linguística.

Iniciou o seu percurso colaborando com Robin Fior em Lisboa e com Alan Kitching em Londres. Estabeleceu-se em atelier próprio em 1996. A sua obra é extensa e diversa, tendo uma actividade dual enquanto artista e projectista. Frequentou o Conservatório Nacional na classe de canto de António Wagner, estudando com os compositores Jorge Peixinho e Paulo Brandão, figuras de uma formação primordial.

Master of Arts pelo Royal College of Art em Londres, Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE, Doutorado pela Universidade de Lisboa. Actualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes UL onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas, aí aprofundando a temática do livro de artista e da textualidade enquanto intervenção social.

Foi professor visitante na Norwich University of Arts; Univerza v Liubliana; Berlin Universität der Kunste; Weißensee Kunsthochschule Berlin; Accademia di Belle Arti di Bologna; Aalto University Helsínquia; Tampere University of Technology; Karel de Grote University Antuérpia; Marmara Üniversitisi Istambul; Accademia di Belle Arti di Venezia; Politecnico di Milano; Kunst Universität Linz; Hochschule RheinMain University of Applied Sciences Wiesbaden; Cardiff Metropolitan University; no Brasil na Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Piauí e Universidade de Brasília. Em Portugal foi professor por vários anos no Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Ar.Co Centro de Arte e Comunicação, IADE Instituto de Artes Visuais Design e Marketing, ESTAL Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.

Exposições na galeria Arte Periférica:
Exposições Individuais

Manuale Typographicum, Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual (1997); Fragmentos de uma Tipografia Imaginária, Galeria do Instituto Politécnico de Tomar (1998); A Vida Secreta dos Caracteres Tipográficos, ISCTE – Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (1999); Das Letras que Moram nas Palavras, Galeria da Biblioteca Nacional de Portugal (2001); Viagem ao Interior do Alfabeto, Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (2001); Depois de Gutenberg, Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco (2002); A letra Instável, Centro Científico e Cultural de Macau (2003); Terra Beirã Terra Tipografada, Paço da Cultura da Guarda (2003); Notation, Intonation and Tone, performance no Royal College of Art, Londres (2004); Codex – Palavra e Simulacro, Galeria Diferença, Lisboa (2005); Triplo Movimento Fonético, performance na Galeria Diferença, Lisboa (2005); As Células da Escrita e a Textura do Texto, Livraria Fonte de Letras, Montemor-o-Novo (2005); Território Tempo, Castelo de Montemor-o-Novo, Espaço do Tempo Rui Horta (2006); Uma Caligrafia Insular, Museu de Angra do Heroísmo, Terceira, Açores (2006); Por Dentro da Tua Cabeça Por Dentro do Teu Carro, Teatro Municipal da Guarda (2007); Páginas à Procura de Uma Lombada, Homens à Procura de Uma Morada, Galeria do Teatro Municipal Joaquim Benite (2010); Letras de Chumbo Sobre Papel de Algodão, Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidades de Lisboa (2010); Vale do Mondego - 56 Aguadas Sobre Papel Encerado, Galeria A Parede CCTMG Guarda (2010); O Leitor Compulsivo de Alfabetos, performance na Galeria Diferença, Lisboa (2011); Panóptico de Vocales y Consonantes, CEVMO Morille – Salamanca (2011); Seis Alfabetos para Paul Klee, Museu da Cidade de Aveiro (2011); As Pedras Quando Lavradas – Desenhos Exploratórios e Análise de Território no Interior do Parque Natural da Serra da Estrela – Complexo Cultural Porto das Barcas, Centro Histórico de Parnaíba, Piauí, Brasil (2012); Três Movimentos da Letra – O Desenho da Escrita em Portugal, Biblioteca Nacional de Portugal (2012); Da Epigrafia à Caligrafia, Da Tipografia à Poesia – Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova (2013); A Textura do Caminho - Percurso Desenhado até Santiago de Compostela, Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, Câmara Municipal de Alandroal (2014); Caderno de Campo da Serra da Gardunha, Galeria d’A Moagem Cidade do Engenho e das Artes (2015); O Poeta no Mundo: Interpretação Tipográfica de Um Poema de João Patrício – Galeria da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda (2015); Fragas Falantes, 1996-2016 – Galeria da Universidade da Beira Interior (2016); Folding the Text Lines of The Book, Círculo de Artes Plástica de Coimbra, Círculo Sede, curadoria de Manuel Portela (2017); Fragas Falantes, 1996-2016, Galeria da Biblioteca Municipal da Covilhã (2017); Fragas Falantes, 1996-2016 – Galeria da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2017); Fragas Falantes, 1996-2016 – Galeria Abysmo, Lisboa, curadoria de João Paulo Cotrim (2017); Labor-Atório Livro-Atónito, Sala do Veado, Galeria do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, curadoria de António Pedro Mendes (2017); Terra Plana, Humanismo e Formalismo, 1996-2016, Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Câmara Municipal de Almada (2017); Nonverbal Writing on Stones, performance na Ribeira da Cortes, Poço das Azenhas, Cortes do Meio (2018); Tipografia, Identidade, Teatralidade, A Prática Permanente do Desenho, Centro de Arte e Imagem Galeria do Instituto Politécnico de Tomar (2018).

Colecções

Está representado nas colecções públicas do Museu de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Guarda, Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual.

Anterior • Seguinte

© 2013 Arte Periférica Galeria - Copywrite, todos os direitos reservados

O site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens, software, som e outros conteúdos do site são propriedade da Arte Periférica.
Só é permitido utilizar o conteúdo do site para uso pessoal. Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida para venda ou distribuída para ganhos comerciais nem poderá ser modificada ou incorporada em qualquer trabalho, publicação ou site tanto no formato electrónico, como em outros formatos.
Nenhuma licença ou direitos relacionados com o site são concedidos sem a autorização expressa da Arte Periférica.

This site is protected by copyright. All copyright and other intellectual property rights in the text, images, software, audio and other content of the website is property of Arte Periférica.
The use of the site content is allowed for personal use only. No part of this site may be reproduced for sale or distributed for commercial gain nor shall it be modified or incorporated in any work, publication or website either in electronic format or in other formats.
No license or rights relating to the website are provided without the express permission of Arte Periférica. ×